Linearidade versus Não Linearidade
Linearidade quando relacionada com os media refere-se à receção da informação por parte do utilizador sem que este possa alterar o decurso da receção dos media ou, a própia informação.
Assim pode-se definir os media quanto à:
- Linearidade;
- Não Linearidade.
Linearidade
A Linearidade possui vantagens e desvantagens, quanto à ótica do utilizador.
Um exemplo de Linearidade é o de um telespectador que tem uma televisão sem "box" traduzindo-se no condicionamento do utilizador, porque apenas pode alterar o volume do som, o brilho e a cor.
Vantagens
- A Objetividade da Linearidade dando ao utilizador apenas o que precisa, recebendo, o utilizador, a informação mais objetivamente.
Desvantagens
- Monótona quando comparada com a não Linearidade;
- Difícil aprendizagem de utilização dado o facto de não haver interação máquina-utilizador.
Não Linearidade
Quando o utilizador não está limitado, podendo haver interação máquina-utilizador existe Não Linearidade.
Um exemplo da Não Linearidade passa por um telespectador que tem uma televisão com "box" podendo alterar o desenrolar da ação fazendo com que o programe recomece, avançando a publicidade, gravando o programa, entre muitas outras ações que podem ser tomadas por parte do telespectador.
Vantagens
- Facilidade de aprendizagem, uma vez que o utilizador pode intervir na receção das informações.
Desvantagens
- Possível confusão do utilizador, já que o sistema o possibilita a escolher vários "caminhos", chegando a informação de várias formas.