Linearidade versus Não Linearidade

07/03/2022

      Linearidade quando relacionada com os media refere-se à receção da informação por parte do utilizador        sem que este possa alterar o decurso da receção dos media ou, a própia informação.
      Assim pode-se definir os media quanto à:

  • Linearidade;
  • Não Linearidade.

    Linearidade  

      A Linearidade possui vantagens e desvantagens, quanto à ótica do utilizador.
      Um exemplo de Linearidade é o de um telespectador que tem uma televisão sem "box" traduzindo-se no        condicionamento do utilizador, porque apenas pode alterar o volume do som, o brilho e a cor.

      Vantagens

  • A Objetividade da Linearidade dando ao utilizador apenas o que precisa, recebendo, o utilizador, a informação mais objetivamente.

       Desvantagens

  • Monótona quando comparada com a não Linearidade;
  • Difícil aprendizagem de utilização dado o facto de não haver interação máquina-utilizador.

   Não Linearidade

    Quando o utilizador não está limitado, podendo haver interação máquina-utilizador existe Não Linearidade.
    Um exemplo da Não Linearidade passa por um telespectador que tem uma televisão com "box" podendo        alterar o desenrolar da ação fazendo com que o programe recomece, avançando a publicidade, gravando      o programa, entre muitas outras ações que podem ser tomadas por parte do telespectador.

Vantagens

  • Facilidade de aprendizagem, uma vez que o utilizador pode intervir na receção das informações.

Desvantagens


  • Possível confusão do utilizador, já que o sistema o possibilita a escolher vários "caminhos", chegando a informação de várias formas.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started